CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA FORMAÇÃO CONTINUADA EM CONSELHOS ESCOLARES


Para a oferta do Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares, o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares seleciona uma Universidade Federal que será a responsável pela escolha de Formadores, Supervisores, Equipe técnica e Equipe administrativa, que sob a coordenação da Universidade e, de acordo com orientações emanadas do Programa Nacional, farão a seleção de cursistas (profissionais das secretarias de educação) e a oferta do Curso.



Objetivo geral do Curso:


Apoiar os profissionais que atuam nas secretarias de educação contribuindo para a compreensão dos princípios legais que tratam da gestão democrática, em especial, os que versam sobre a escola e a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares, estimulando o desenvolvimento de ações que serão implementadas no âmbito dos sistemas de ensino.



Público-alvo:


Podem se candidatar para participar do Curso, profissionais que atuam nas Secretarias Municipais de Educação e nas Secretarias Estaduais de Educação e suas Regionais, especialmente os que trabalham com ações de implantação e fortalecimento dos Conselhos Escolares.



Carga-horária:


O Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares possui duas fases:


Fase 1 – com carga-horária de 100hs, distribuídas em aproximadamente seis meses, a primeira fase do Curso trata dos temas abordados nos seis primeiros Cadernos que compõem o material pedagógico do Programa.


Fase 2 – com carga-horária de 100hs, distribuídas em aproximadamente seis meses, a segunda fase do Curso trata dos temas abordados nos demais Cadernos que compõem o material pedagógico do Programa. Para se matricular na Fase 2, é necessário que o profissional tenha concluído com aproveitamento a Fase 1 do Curso.



Confira as Universidades Federais que são responsáveis pela oferta do Curso

Logotipo Ministério da Educação Logotipo Governo Federal